Algumas tecnologias disruptivas

RPA (ROBOTIC PROCESS AUTOMATION)

Automatização de processos manuais, simples ou complexos, através de ferramentas específicas para robotização, visando redução de custos operacionais, redução de erros e aumento de velocidade do processo como um todo.

RPA na redução de custos

Nosso time responsável pela automação de processos entende todo o fluxo de processos, identifica os pontos que podem ser automatizados, desenha e implementa a solução para automação. Processos como a recepção de e-mails com análise de conteúdo, análise e validação de documentos, análise de imagens, validação ou coleta de informações em sites externos, cadastramento ou atualização em sistemas internos são tarefas que, hoje em dia, já podem ser automatizadas através de robotização. O resultado disso são processos mais baratos do ponto de vista operacional, mais eficientes, já que os processos manuais são substituídos processos automáticos, gerando menos erros e muito mais rápidos.

RPA na integração de plataformas

Uma solução cada vez mais comum nos diversos segmentos do mercado é a integração de sistemas através de robotização. Frequentemente, para evitar manutenções com custos elevados e que, muitas vezes envolvem sistemas legados com tecnologias obsoletas e complicadas para se mexer, a opção de utilizar robôs que capturam as informações num ponto e as distribui em outro ponto é a solução mais viável.

Custos do RPA

O custo de uma solução RPA pode variar muito e depende da complexidade, do nível de sofisticação e da escalabilidade que se deseja para o projeto.

Existem ferramentas para robotização que são caras, mas que permitem mais sofisticação e um tratamento adequado para tarefas mais complexas. Normalmente essas ferramentas são mais bem preparadas para embarcar soluções que precisam ser escaláveis ao longo do tempo.

Por outro lado, nem sempre precisamos implementar soluções complexas ou que irão crescer tanto ao longo do tempo a ponto desse fator ser uma preocupação no momento do projeto. Para esses casos é possível utilizar ferramentas de robotização muito mais baratas e que são eficientes o bastante para se montar ótimas soluções.

 

IA/BOTS

Implementação de robôs e chatbots utilizando os conceitos de inteligência artificial, treinamento e aprendizado, de forma simples, e buscando maior eficiência no processo de automação.

Conceito

O conceito de IA se refere à criação de máquinas, físicas ou virtuais, com a habilidade de pensar e agir como humanos. Essas máquinas são compostas por softwares que conseguem abstrair, criar, deduzir e aprender. O objetivo maior, normalmente, é facilitar tarefas do dia a dia e modernizar indústrias. A inteligência artificial é um conceito amplo que, além de machine learning, inclui tecnologias como processamento de linguagem natural, redes neurais, algoritmos de inferência e deep learning. Sempre com a ideia de simular capacidades humanas ligadas à inteligência (o raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para a tomada de decisão, entre outras).

Onde a IA pode ser utilizada

A IA pode auxiliar na simplificação de processos de análise e facilitar a tomada de decisão baseada em dados, por dar clareza a dados “nebulosos” ou “confusos”.

Uma solução de IA é capaz de utilizar algoritmos para sugerir mercadorias aderentes a perfis de consumidores analisados.

Pode ser usada para obtenção de informações em relatórios, pois já existem algoritmos de text mining capazes de analisar documentos e localizar informações nele.

A IA contribui para automação de atividades lógicas e analíticas e impõe muito mais velocidade no tratamento de informações, reduzindo erros e riscos envolvidos em processos. Pode ser empregada no monitoramento de máquinas e sistemas computacionais e pode ser uma grande aliada em soluções de RPA (Robotic Process Automation). A partir da análise de conteúdos obtidos, ela pode descobrir gargalos, falhas e outros pontos fracos nos processos da empresa, isso faz com que seja facilitado o mapeamento de riscos, e até de oportunidades, com processos de análise de baixo custo.

Chatbot e IA

A Inteligência Artificial pode otimizar o atendimento oferecido ao público, provendo uma comunicação mais eficiente e aumentando a agilidade nas transações. Isso reduz a perda relacionada a um serviço de atendimento insatisfatório ao cliente.

Quando aliada ao chatbot promove uma grande otimização, fazendo com que o bot responda melhor aos questionamentos dos consumidores com base em análises feitas no conteúdo dos diálogos, trazendo fluidez à conversa e uma experiência interativa muito mais agradável aos consumidores.

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